quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Confraternização do Laboratório Municipal de Castanhal

O sábado (3/12) foi de muita descontração e diversão para os servidores do Laboratório Municipal de Castanhal (LMC). Durante todo o dia eles brincaram e participaram de sorteio de brindes, além de dançarem ao som de  música ao vivo, na "Chácara do Jorge" (Fonte Boa). O evento marcou a confraternização do órgão que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal - SESMA.



Fotos/texto: Haroldo Gomes
Fonte: ASCOM/SESMA

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escolas são alvo de mobilização da SESMA no Dia Mundial de Combate à AIDS



 

 


 


Devido ao aumento do número de jovens que adquiriram o vírus HIV na faixa etária entre 16 e 24 anos em Castanhal, a Prefeitura local por meio da coordenação de DST/Aids, da Secretaria de Saúde – SESMA, promoveu durante uma semana programação voltada para os estudantes de escolas públicas do município. Durante a programação de abertura, transcorrida na quinta-fera, dia 1° de dezembro, quando se comemora o Dia Mundial de combate à Aids, várias escolas receberam a visita da coordenação do programa em Castanhal, ocasião em que distribuiu material educativo e preservativos, além de ministrar oficinas e palestras.
De acordo com números do Centro Especializado de Atendimento de Doenças Infectocontagiosas – CEADIC se comparados 2011 como o ano passado, o quantidade de pessoas infectadas pelo vírus quase dobrou. Em 2010 foram diagnosticados 83 casos, só este ano, de janeiro até o mês de novembro o número já chega a 138 novos casos confirmados. Deste universo, cerca de 80% é relativo a pessoas de Castanhal, o restante são de municípios da região e até de outros estados que vem buscar atendimento aqui.
O perfil dos portadores do vírus HIV aponta para pessoas heterossexuais com idade entre 20 e 39 anos. Segundo a coordenadora de DST/AIDS, Rilda Oliveira, “A proporção hoje é de oito mulheres para cada 10 homens. Ou seja, uma diferença pequena, isso levando em consideração que as mulheres são quem mais procuram o médico com frequência, é quando são diagnosticadas com a doença começamos a fazer o tratamento”.  
“É muito importante as escolas abrirem suas portas para receberem informação sobre a doença que cresce de forma alarmante. Para combatê-la, a prevenção anda é o melhor remédio”, ressaltou Rogério Pinto, secretário de Saúde de Castanhal.
Fonte: ASCOM
Fotos/texto: Haroldo Gomes