segunda-feira, 9 de julho de 2012

Castanhal apresenta avanços durante II Fórum Comunitário








O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) enviou representantes a Castanhal com objetito de avaliar o trabalho realizado durante o período em que o prefeito Hélio Leite assinou o compromisso (2009) até agora. Os resultados foram explanados pelos titulares das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social sobre os trabalhos e investimentos promovidos nestas três frentes na garantia dos direitos das crianças e adolescentes da cidade modelo.
Os resultados foram apresentados durante o 2° Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado, na manhã desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Castanhal. Centenas de pessoas interessadas no assunto, entre elas estudantes, autoridades e profissionais da área. Na área da educação, o secretário José Lucas Neto pontuou o crescimento na média do IDEB, a redução 10% na taxa de abandono na escola, implantação do café da manhã nas escolas da periferia e da zona rural, o projeto alfabetizando em casa e a contratação de mais profissionais para dar suporte aos professores.
Na área da saúde, o secretário Rogério Pinto pontuou a ampliação do atendimento nos postos de saúde (mais seis postos serão construídos e outros seis serão reformados), construção da maternidade municipal de Castanhal, implantação do Hospital Amigo da Criança (já aprovado pelo Ministério da Saúde), implantação de cinco Núcleos de apoio à Saúde de Família – NASF.
Na área de assistência social, professor Adalberto de Moraes Filho, pontuou questões como o aumento do número de Centros de Referências em Assistência Social – CRAS (num total de 5), fortalecimento das políticas voltadas para erradicação do trabalho infantil e doméstico por meio do PETI, e o fortalecimento dos laços familiares por meio do casamento comunitário. Desde que foi criada já uniu 2.800 casais.  
Adelma Dantas, articuladora do Selo em Castanhal, informou aos participantes sobre a nova data da Segunda Semana do Bebê que ocorrerá no fim do mês de setembro.  Ela informou também que em 2014, a 2ª Mostra Internacional das Semanas do Bebê, será realizada aqui, na região Norte.
Foto/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

quinta-feira, 14 de junho de 2012

SESMA comemora Dia do Meio Ambiente






A coordenação de Meio Ambiente da SESMA, promoveu no dia 5 deste mês, as comemorações do Dia do Meio Ambiente. Um estande foi montado na Praça da Igreja Matriz. Durante toda a manhã foram distribuídas centenas de mudas de árvores frutíferas e exóticas. Quem foi à praça recebeu mudas e instruções sobre os cuidados que se deve ter para que a árvore cresça segura e ajude a reduzir a incidência dos raios solares na terra. Além disso, a coordenação promoveu campanha visual por meio de outdoors alertando a população para os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.
ASCOM-SESMA

terça-feira, 12 de junho de 2012

SESMA promove avaliação de informe epidemiológico 2012




A coordenação de Vigilância em Saúde da SESMA promoveu, na semana passada, avaliação do Informe Epidemiológico de Castanhal para os coordenadores do departamento de Vigilância em Saúde. Durante o encontro foram avaliados os indicadores epidemiológicos que alcançaram as metas propostas pelo Ministério da Saúde. Além disso, foram planejadas também ações estratégicas para que se melhore os indicadores não alcançados.
ASCOM-SESMA

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Castanhal sedia capacitação para II Fórum Comunitário





Ao todo, 22 municípios da região, entre eles Capanema, Portel, Acara, Santa Bárbara, Mãe do Rio e Ananindeua, além de Castanhal, estiveram durante todo o dia desta terça-feira (29), no auditório da SEMAS reunidos em torno do sexto ciclo de capacitação para o 2° Fórum Comunitário que ocorrera na cidade modelo ainda este mês com local a ser definido.
O evento faz parte da estratégia para a coquista do Selo Unicef Município Aprovado Castanhal. As palestras foram ministradas por Cláudio Melo, membro da ONG Escola de Formação de Governantes, com sede no Maranhão. Segundo ele, “hoje foi apresentado a metodologia que os município que pleiteiam o selo precisam mostrar durante o fórum para que alcancem seus objetivos”.
Além de Castanhal, outras cidades-polo como Marabá, Altamira te Santarém também sediarão seus fóruns. É durante a realização do mesmo que os municípios serão avaliados por representantes do Unicef.
Texto/foto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

terça-feira, 15 de maio de 2012

SESMA no Ação Global 2012.








A Secretaria de Saúde de Castanhal (SESMA) também é parceira do Projeto Ação Global, que foi realizado na cidade modelo no sábado (05/05), no Parque de Exposições João Coelho da Motta. Dezenas de profissionais em saúde estiveram atuando durante todo o dia. Serviços de vacinação contra a gripe Influenza, o Posto de Saúde instalado no parque que serviu de base para que o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA realizasse testes rápido do HIV, além de distribuição de preservativos e material educativo. 
Durante todo o dia 12 mil pessoas procuraram algum tipo de serviço ofertado pelo projeto, que é desenvolvido pelo SESI em parceria com a Rede Globo/ORM.
Fotos/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

Castanhal participa da 1ª Mostra Internacional das Semanas do Bebê no RS



O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio da Prefeitura de Canelas (RS), realizam a partir de amanhã a 1ª Mostra Internacional das Semanas do Bebê. A cidade modelo participará de uma mesa redonda, onde exporá suas experiências, uma vez que a cidade realizou o evento com sucesso no ano passado e é concorrente direto para a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado Castanhal.
A apresentação das experiências ocorrerá na Universidade de Caxias do Sul, às 10h da manhã desta quinta-feira, dia 17. Representam Castanhal no evento o prefeito Hélio Leite e sua esposa Sidnéya Leite, além da articuladora do Selo em Castanhal Adelma Dantas.
 Foto/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

SPE chega à escola municipal Pedro Coelho da Mota










Depois das escolas municipais Dr. José João, São João Bosco, Maria Viganó e Ernestina Martins das Neves, chegou a vez da Pedro Coelho da Mota receber o programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) em parceria com a secretaria municipal de Educação e a coordenação estadual de DST/AIDS.
A solenidade de implantação do programa ocorreu na quinta-feira (10/05), às das 8h da manhã, na própria escola, localizada no Bairro Heliolândia. Além de atrações culturais, houve atividades educativas envolvendo os pais, alunos e professores.
O programa é uma iniciativa do governo federal, criado em 2005. 
Segundo dados fornecidos pelo coordenador estadual de DST/AIDS, 50% dos estudantes têm o primeiro contato sobre assuntos relacionados ao sexo no âmbito da escola, por isso, é necessário ensinar de forma adequada e responsável.
Fotos: Nazaré Souza
Texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aberta campanha de prevenção e combate à Hipertensão Arterial




A coordenação do programa de Hipertensão Arterial da Secretaria de Saúde (SESMA) promoveu, nesta quinta-feira, dia 26, a abertura da Campanha de Combate à Doença. O dia “D” foi marcado por uma ampla programação na Praça Estrela, das 8h às 11h da manhã. Foram ofertados vários serviços:  distribuição de material educativo, aferição de pressão arterial, atividades físicas e dicas de alimentação saudáveis.
O tema da campanha deste ano é: “VIVER BEM COM MENOS PRESSÃO”. Segundo dados divulgados pelo setor de Atenção Primária do Estado do Pará, a prevalência estimada de hipertensos chega a 18,8% da população com idade igual ou superior 18 anos, o que representa o quantitativo para Castanhal de pouco mais de 21 mil pessoas. Entretanto, deste universo, apenas 8 mil pessoas estão cadastradas no programa na cidade modelo até agora. No a coordenação cadastrou 951 pessoas.
 A programação continuará no decorrer do mês, sendo que serão realizadas nas unidades de saúde nos bairros da cidade modelo.  Segundo a coordenação do programa, além de prevenir a doença por meio da educação permanente, entre outros objetivos estão o de buscar sensibilizar a população quanto à importância de verificar a pressão arterial ao menos uma vez ao ano, e resgatar aqueles usuários do programa que estão afastados.
Fotos/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Autistas de Castanhal e região comemoram conquistas durante este mês




Uma caminhada que percorreu as ruas do centro do comércio da cidade modelo, seguida de apresentação musical da Banda 28 de Janeiro, exposição de desenhos produzidos por pessoas com autismo na praça da Igreja Matriz de São José, marcaram a abertura do mês do Autista em Castanhal, na manhã desta segunda-feira (23).
A programação é realizada pela Associação de Pais e Amigos Autistas de Castanhal e Região em parceria com a coordenação do Selo Unicef município aprovado Castanhal, Câmara de Vereadores e as secretarias de Saúde, Assistência Social, Fundação Cultura de Castanhal, Infraestrutura e Transporte e Trânsito (SEMUTRAN).
“Hoje é um dia muito especial para Castanhal e região. É um dia de vitória. É só o primeiro passo que estamos dando em favor das nossas crianças, adolescentes e os familiares de pessoas com autismo”, destacou emocionada a presidente Associação de Pais e Amigos Autistas de Castanhal, Cléo Natividade.
O autismo é uma síndrome que compromete a pessoa, principalmente na área da interação social e se caracteriza pela dificuldade ou impossibilidade de estabelecer relações interpessoais com outras pessoas.
Antes da fundação da associação em Castanhal os familiares que têm pessoas com a síndrome tinham que se deslocar até a capital para buscar atendimento. Agora, a realidade é outra, para alegria de Daiane Dourado, ela é mãe de Andrew Nicolas (6 anos),  “só o fato da gente não ter que ir mais até Belém para buscar atendimento já facilita muito a nossa vida”, comemora.
Desde que foi fundada em fevereiro deste ano, a associação já aglutinou 124 pessoas com autismo. Eles buscam agora com ajuda de outros parceiros a construção da Casa do Autista, que será construída na Vila de Apéu.
A programação de abertura foi encerrada à tarde, com uma palestra ministrada pelo psicólogo comportamental João Paulo Nobre, no auditório da Câmara de Vereadores, que contou com a presença de outras autoridades, entre elas, os vereadores Reginaldo Moraes e Rosimar Possidônio e o secretário de Saúde de Castanhal, Rogério Pinto.
Texto/fotos: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA




quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dia Mundial do Rim é lembrado com programação na praça de Castanhal





Seu Luiz Gomes (67 anos) foi um dos primeiros a chegar cedo à Praça Matriz de São José, nesta sexta-feira, dia 30, para medir a pressão arterial. Que, aliás, deu acima da média considerada normal. “Há meses não aferia minha pressão, deu acima porque eu vim de bicicleta e tô muito cansado”, alegou. Ainda segundo ele, “este tipo de iniciativa é muito importante, tendo em vista que nem sempre a gente tem acesso à saúde com facilidade”.

Assim como o seu Luiz, outras centenas de pessoas participaram da programação em comemoração ao Dia Mundial do Rim, realizada pela Clínica de Nefrologia de Castanhal – CNC. Outros serviços como teste de glicemia capilar e distribuição de material educativos foram ofertados à população.

À tarde, no auditório da Câmara de Vereadores de Castanhal, foi realizado um ciclo de palestras para uma plateia de profissionais de saúde. Os médicos especialistas Antonio Dantas e Erika Fernanda Ramos, além da nutricionista clínica Luana Almeida Rodrigues abordaram questões como doações de órgãos e a parte preventiva da doença renal, ao final, os participantes tiraram suas dúvidas fazendo perguntas aos palestrantes.

“Esta data foi criada com objetivo de mobilizar os profissionais de saúde, os meios de comunicação para juntos levarem à população a informação sobre os sintomas da doença, que segundo estudos aponta que cerca de 12% da população brasileira sofre com algum problema relacionado aos rins, a maioria não sabe que iminentemente pode vir a desenvolve a doença e em estágio avançado poderá vir a depender da hemodiálise ou mesmo do transplante”, destacou o médico nefrologista Antônio Dantas.

Castanhal oferece o serviço de hemodiálise há 4 anos por meio de convênio entre a Prefeitura local com uma clínica particular. São beneficiados 138 pacientes em três turnos diariamente. Para 2013, estada-se a possibilidade da abertura de outra clínica, com mais 14 máquinas, o que abrirá vaga para mais 84 pacientes.  

“Este tipo de evento é muito importante para a população aprender um pouco mais e saber o que é um renal crônico, as fases da doença, como e onde se dirigir quando descobre que tem problemas renais. Nem sempre a máquina é a solução, por isso, é importante a prevenção”, declarou o Paulo Elias, vicepresidente da Associação dos Transplantados de Castanhal.  

A doença renal muitas vezes está associada com a diabetes, hipertensão arterial e doenças do coração, o tratamento também ajuda a evitar outras complicações como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.


Fotos/texto: Haroldo Gomes



sexta-feira, 23 de março de 2012

CCZ realiza campanha de vacinação antirrábica animal

CAMPANHA DE VACINAÇÃO: siga o exemplo e leve seu bicho de estimação.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal realiza campanha de vacinação antirrábica animal para cães e gatos. A zona rural recebe a campanha nesta quarta-feira (28/03), ao todo serão disponibilizados 27 pontos de vacinação nas agrovilas. No sábado (31/03), será a vez da zona urbana, onde serão disponibilizados 43 pontos de vacinação espalhados pelos vários bairros da cidade.
De acordo com o coordenador do CCZ, Marconi S. Ruas, “a meta da campanha é imunizar 29 mil cães e 5 mil gatos”.  Ainda segundo ele, tanto na zona urbana quanto na rural, os postos de vacinação vão ficar abertos ao público das 8h da manhã às 17h da tarde.
O coordenador alerta a população de que todo animal a partir de um mês de idade deverá tomar a vacina, e que os animais sejam levados aos postos de vacinação por adultos, afim evitar transtornos, uma vez que o animal deverá ser contido pelo dono. 


Quem ama cuida. Leve seu bichinho de estimação para tomar a vacina.
Foto/Texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA