quarta-feira, 30 de maio de 2012

Castanhal sedia capacitação para II Fórum Comunitário





Ao todo, 22 municípios da região, entre eles Capanema, Portel, Acara, Santa Bárbara, Mãe do Rio e Ananindeua, além de Castanhal, estiveram durante todo o dia desta terça-feira (29), no auditório da SEMAS reunidos em torno do sexto ciclo de capacitação para o 2° Fórum Comunitário que ocorrera na cidade modelo ainda este mês com local a ser definido.
O evento faz parte da estratégia para a coquista do Selo Unicef Município Aprovado Castanhal. As palestras foram ministradas por Cláudio Melo, membro da ONG Escola de Formação de Governantes, com sede no Maranhão. Segundo ele, “hoje foi apresentado a metodologia que os município que pleiteiam o selo precisam mostrar durante o fórum para que alcancem seus objetivos”.
Além de Castanhal, outras cidades-polo como Marabá, Altamira te Santarém também sediarão seus fóruns. É durante a realização do mesmo que os municípios serão avaliados por representantes do Unicef.
Texto/foto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

terça-feira, 15 de maio de 2012

SESMA no Ação Global 2012.








A Secretaria de Saúde de Castanhal (SESMA) também é parceira do Projeto Ação Global, que foi realizado na cidade modelo no sábado (05/05), no Parque de Exposições João Coelho da Motta. Dezenas de profissionais em saúde estiveram atuando durante todo o dia. Serviços de vacinação contra a gripe Influenza, o Posto de Saúde instalado no parque que serviu de base para que o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA realizasse testes rápido do HIV, além de distribuição de preservativos e material educativo. 
Durante todo o dia 12 mil pessoas procuraram algum tipo de serviço ofertado pelo projeto, que é desenvolvido pelo SESI em parceria com a Rede Globo/ORM.
Fotos/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

Castanhal participa da 1ª Mostra Internacional das Semanas do Bebê no RS



O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio da Prefeitura de Canelas (RS), realizam a partir de amanhã a 1ª Mostra Internacional das Semanas do Bebê. A cidade modelo participará de uma mesa redonda, onde exporá suas experiências, uma vez que a cidade realizou o evento com sucesso no ano passado e é concorrente direto para a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado Castanhal.
A apresentação das experiências ocorrerá na Universidade de Caxias do Sul, às 10h da manhã desta quinta-feira, dia 17. Representam Castanhal no evento o prefeito Hélio Leite e sua esposa Sidnéya Leite, além da articuladora do Selo em Castanhal Adelma Dantas.
 Foto/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

SPE chega à escola municipal Pedro Coelho da Mota










Depois das escolas municipais Dr. José João, São João Bosco, Maria Viganó e Ernestina Martins das Neves, chegou a vez da Pedro Coelho da Mota receber o programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) em parceria com a secretaria municipal de Educação e a coordenação estadual de DST/AIDS.
A solenidade de implantação do programa ocorreu na quinta-feira (10/05), às das 8h da manhã, na própria escola, localizada no Bairro Heliolândia. Além de atrações culturais, houve atividades educativas envolvendo os pais, alunos e professores.
O programa é uma iniciativa do governo federal, criado em 2005. 
Segundo dados fornecidos pelo coordenador estadual de DST/AIDS, 50% dos estudantes têm o primeiro contato sobre assuntos relacionados ao sexo no âmbito da escola, por isso, é necessário ensinar de forma adequada e responsável.
Fotos: Nazaré Souza
Texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aberta campanha de prevenção e combate à Hipertensão Arterial




A coordenação do programa de Hipertensão Arterial da Secretaria de Saúde (SESMA) promoveu, nesta quinta-feira, dia 26, a abertura da Campanha de Combate à Doença. O dia “D” foi marcado por uma ampla programação na Praça Estrela, das 8h às 11h da manhã. Foram ofertados vários serviços:  distribuição de material educativo, aferição de pressão arterial, atividades físicas e dicas de alimentação saudáveis.
O tema da campanha deste ano é: “VIVER BEM COM MENOS PRESSÃO”. Segundo dados divulgados pelo setor de Atenção Primária do Estado do Pará, a prevalência estimada de hipertensos chega a 18,8% da população com idade igual ou superior 18 anos, o que representa o quantitativo para Castanhal de pouco mais de 21 mil pessoas. Entretanto, deste universo, apenas 8 mil pessoas estão cadastradas no programa na cidade modelo até agora. No a coordenação cadastrou 951 pessoas.
 A programação continuará no decorrer do mês, sendo que serão realizadas nas unidades de saúde nos bairros da cidade modelo.  Segundo a coordenação do programa, além de prevenir a doença por meio da educação permanente, entre outros objetivos estão o de buscar sensibilizar a população quanto à importância de verificar a pressão arterial ao menos uma vez ao ano, e resgatar aqueles usuários do programa que estão afastados.
Fotos/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA