O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) enviou representantes a Castanhal com objetito de avaliar o trabalho realizado durante o período em que o prefeito Hélio Leite assinou o compromisso (2009) até agora. Os resultados foram explanados pelos titulares das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social sobre os trabalhos e investimentos promovidos nestas três frentes na garantia dos direitos das crianças e adolescentes da cidade modelo.
Os resultados foram apresentados durante o 2° Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado, na manhã desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Castanhal. Centenas de pessoas interessadas no assunto, entre elas estudantes, autoridades e profissionais da área. Na área da educação, o secretário José Lucas Neto pontuou o crescimento na média do IDEB, a redução 10% na taxa de abandono na escola, implantação do café da manhã nas escolas da periferia e da zona rural, o projeto alfabetizando em casa e a contratação de mais profissionais para dar suporte aos professores.
Na área da saúde, o secretário Rogério Pinto pontuou a ampliação do atendimento nos postos de saúde (mais seis postos serão construídos e outros seis serão reformados), construção da maternidade municipal de Castanhal, implantação do Hospital Amigo da Criança (já aprovado pelo Ministério da Saúde), implantação de cinco Núcleos de apoio à Saúde de Família – NASF.
Na área de assistência social, professor Adalberto de Moraes Filho, pontuou questões como o aumento do número de Centros de Referências em Assistência Social – CRAS (num total de 5), fortalecimento das políticas voltadas para erradicação do trabalho infantil e doméstico por meio do PETI, e o fortalecimento dos laços familiares por meio do casamento comunitário. Desde que foi criada já uniu 2.800 casais.
Adelma Dantas, articuladora do Selo em Castanhal, informou aos participantes sobre a nova data da Segunda Semana do Bebê que ocorrerá no fim do mês de setembro. Ela informou também que em 2014, a 2ª Mostra Internacional das Semanas do Bebê, será realizada aqui, na região Norte.
Foto/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA