sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PROAME promoveu atividades no mês de dezembro

             

Dando sequência às atividades do PROAME, o Programa de Saúde da Família do bairro Santa Catarina II realizou na tarde de 23 de dezembro de 2011, palestras sobre a pega correta do bebê, a importância do aleitamento, a composição do leite e por que o vínculo entre mãe e filho deve ser estimulado. Em seguida, foram entregues certificados às mães com direito a coquetel aos presentes.
A unidade de saúde do bairro Pirapora “Neuza Andrade Bonfim da Silva” no mesmo mês, sendo que no dia 29, realizou também suas comemorações do PROAME, quando foram entregues certificando às mães que participaram do programa durante o semestre. Ao final da programação foi servido lanche para os presentes.

O Programa de Aleitamento Materno - PROAME é um serviço de saúde pública, de atendimento ambulatorial, com atuação de uma equipe multidisciplinar que acompanha o crescimento e o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 meses de vida, orientando e incentivando as mães para que amamentem seus filhos exclusivamente ao seio durante esse período.
Em 1995, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, juntamente com o UNICEF, fez um estudo na capital e encontrou uma taxa de 3,8% de aleitamento materno exclusivo aos 6 meses, enquanto entre as crianças inscritas no PROAME esta era de 62,9%. A partir de então o Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Paraense de Pediatria intensificou sua atuação em parceria com as Secretarias de Saúde e UNICEF.
Após treinando de profissionais e a elaboração de projetos o programa foi implantado em vários municípios do interior, inclusive Castanhal. O programa na cidade modelo é coordenado pelo enfermeiro Ricardo André, cuja coordenação está vinculada à Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município.

Foto/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário