quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SESMA no Carnaval 2012




A coordenação de DST/Aids/HIV da Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal – SESMA promoveu, no período de 18 a 21 de fevereiro, ampla programação educativa, levando aos corredores da folia em Castanhal e Apeú, varias empresas (entre elas a Enecol, Fcat, Dismelo, Oyamota, CTC, Celpa etc.): palestras; distribuição de material educativo; e preservativos.
Com o tema: “Neste carnaval não perca a cabeça jovens, sexo seguro só com camisinha”, a coordenação não se limitou apenas à distribuição de material e palestras, realizando campanha audiovisual com a veiculação de vários outdoors espalhados pela cidade.  
Ao todo, foram distribuídos durante os quatro dias da campanha 39 mil preservativos. “A cada ano vamos implementando o trabalho da coordenação, proporcionando o acesso cada vez maior de pessoas à informação sobre o maior e melhor remédio contra as doenças sexualmente transmissíveis: a prevenção”, avalia a coordenadora municipal de DST/Aids/HIV, Rilda Oliveira.
Segundo grito do Carnaboa
Pelo segundo ano consecutivo o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Fonte Boa levou, no período de 14 a 17 deste mês, às ruas daquela comunidade o Carnaboa. A programação alusiva ao Carnaval foi marcada pela realização de palestras educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, distribuição de material educativo e preservativos aos participantes.
Foi realizado também o pedágio educativo. Faixas com mensagens levaram aos condutores que passaram pelo local, dicas sobre os cuidados que se deve ter para combater à violência no trânsito, assim como a violência doméstica, os cuidados ao deixar as crianças em casa durante o Carnaval.
As crianças que acompanharam os pais ao posto ou passaram de carro pelo local receberam pipocas e bombons. De acordo com a coordenação do PSF, o foco principal é reduzir o alto índice de gravidez indesejada na adolescência e incentivar o uso de métodos contraceptivos, principalmente em adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos.





Fotos/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Moradores do Imperador participam do “Carnaval da Paz”


Ao som das tradicionais marchinhas, centenas de estudantes, adultos e idosos percorreram várias ruas da comunidade do Jardim Imperador durate o primeiro “Carnaval da Paz”, realizado na manhã desta quinta-feira (9). Uma iniciativa do Posto de Saúde da Família do Imperador, do CRAS Propira e da Escola Municipal Maria de Nazaré Torres. O propósito segundo os organizadores é levar à comunidade a mensagem de que é possível briacar e se divertir durante a maior festa popular do País longe das drogas.
A programação começou com uma palestra que obardou os malefícios que as drogas causam em quem faz dela uma escolha perigosa de diverasão. “Essa foi a primeira experiência. É nossa pretenão nos anos vindouros agregando mais parceiros para tornar essa festa ainda mais reflexiva e divertida”, declarou Francisca Maria dos Reis, coordenadora do Posto de Saúde do Imperador.
Os bricantes além das tradicionais fantasias levaram às ruas cartazes com mensagens sobre como combater as drogas.  Após o longo percurso, os brinantes se concentraram no ginásio de esporte da Escola Maria de Nazaré Torres até o final da manhã, quando foi encerrado evento.   

Fotos/Texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA








quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Selo Unicef Castanhal ganha livros para desenvolver projeto “Práticas de Leituras”

Da esquerda para a direitoa: Adelma Dantas, Roseane Passos, Erlon Araújo e Carla Barros.

Adelma com o prefeito Hélio Leite recebendo os livros dos representantes da Editora Abril.
Ainda neste semestre será conhecido se Castanhal receberá o selo município aprovado. Todos os indicadores apontam para mais essa conquista. Um dos projetos que contam ponto para o município pretenso ao selo é a implantação do projeto “Práticas de Leituras”, desenvolvido pelo Unicef. Os representantes da Editora Abril na região, Erlon Araújo e Roseane Passos, estiveram em Castanhal por ocasião do aniversário da cidade modelo realizando a entrega de 3 mil livros ao prefeito Hélio Leite para que seja desenvolvido o projeto.  
A pedagoga Carla Barros é a responsável pela realização da capacitação em Castanhal. Ela parabenizou a cidade pela iniciativa de lutar pelo selo. “Castanhal sai na frente mais uma vez ao implantar este projeto que é de fundamental importância para a formação de multiplicadores no trabalho da humanização por meio da leitura, contação de histórias e políticas sócias”. Carla disse ainda que, ainda este mês as atividades começaram a ser realizadas. O público-alvo são os Agentes Comunitários de Saúde e professores da educação básica.  
A articuladora do selo Unicef Castanhal, Adelma Dantas, recebeu os livros como entusiasmo e otimismo. “Esse é mais um passo para que consigamos o selo para nossa cidade”. Ela lembra que essa é uma luta que começou há quase dois anos com a realização de oficinas de capacitação, semana do bebê e semana da juventude.
Jucivaldo Nascimento, vice-prefeito de Castanhal, reforçou que o município vem dando exemplo para todo o país ao realizar todos esses eventos. "São vários fatores que conduzem o município de Castanhal a ter mais essa conquista. É bom lembrar que a Prefeitura de Castanhal tem premiação nacional no seguimento da educação e, realmente, nessa busca desse âmbito social, o município tem feito um esforço muito grande no sentido de incentivar e estimular as políticas públicas e sociais". Estão imbuídas diretamente à campanha do selo as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
Todos esses eventos seguem um protocolo estipulado pelo Unicef e a cada um que realizado com sucesso Castanhal se aproxima mais do selo.
Selo Unicef
Por se tratar de um reconhecimento internacional, o Selo Unicef é a comprovação de que um município está comprometido com os direitos da criança e do adolescente. O Unicef trabalha com a adesão espontânea por parte dos municípios para a aquisição do selo. Os profissionais da entidade trabalham com indicadores de impactos sociais participativos, como por exemplo, a prevalência de indicativos de desnutrição no município organização da população e juntos com os poderes engajam-se em ações que contribuam para o respeito aos diretos das crianças e adolescentes.
Fotos/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

Abaixo fotos da 1a. SEMANA DA. JUVENTUDE.
Solenidade de abertura da Semana da Juvetude, na Câmara de Vereadores.

Apresentações cultrais no palco da Praça Estrela.

Stande da SESMA: distribuição de material educativo ao público.

Entrega de troféus aos organizadores da Semana da Juventude. 

Secr. de Assistência Social, Sydnéia Leite com Zé Augusto e Wanderson.

Atividades esportivas como corrida também fizeram parte dos eventos da semana.