A coordenação de DST/Aids/HIV da Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal – SESMA promoveu, no período de 18 a 21 de fevereiro, ampla programação educativa, levando aos corredores da folia em Castanhal e Apeú, varias empresas (entre elas a Enecol, Fcat, Dismelo, Oyamota, CTC, Celpa etc.): palestras; distribuição de material educativo; e preservativos.
Com o tema: “Neste carnaval não perca a cabeça jovens, sexo seguro só com camisinha”, a coordenação não se limitou apenas à distribuição de material e palestras, realizando campanha audiovisual com a veiculação de vários outdoors espalhados pela cidade.
Ao todo, foram distribuídos durante os quatro dias da campanha 39 mil preservativos. “A cada ano vamos implementando o trabalho da coordenação, proporcionando o acesso cada vez maior de pessoas à informação sobre o maior e melhor remédio contra as doenças sexualmente transmissíveis: a prevenção”, avalia a coordenadora municipal de DST/Aids/HIV, Rilda Oliveira.
Segundo grito do Carnaboa
Pelo segundo ano consecutivo o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Fonte Boa levou, no período de 14 a 17 deste mês, às ruas daquela comunidade o Carnaboa. A programação alusiva ao Carnaval foi marcada pela realização de palestras educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, distribuição de material educativo e preservativos aos participantes.
Foi realizado também o pedágio educativo. Faixas com mensagens levaram aos condutores que passaram pelo local, dicas sobre os cuidados que se deve ter para combater à violência no trânsito, assim como a violência doméstica, os cuidados ao deixar as crianças em casa durante o Carnaval.
As crianças que acompanharam os pais ao posto ou passaram de carro pelo local receberam pipocas e bombons. De acordo com a coordenação do PSF, o foco principal é reduzir o alto índice de gravidez indesejada na adolescência e incentivar o uso de métodos contraceptivos, principalmente em adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos.
Fotos/texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA