sexta-feira, 23 de março de 2012

CCZ realiza campanha de vacinação antirrábica animal

CAMPANHA DE VACINAÇÃO: siga o exemplo e leve seu bicho de estimação.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal realiza campanha de vacinação antirrábica animal para cães e gatos. A zona rural recebe a campanha nesta quarta-feira (28/03), ao todo serão disponibilizados 27 pontos de vacinação nas agrovilas. No sábado (31/03), será a vez da zona urbana, onde serão disponibilizados 43 pontos de vacinação espalhados pelos vários bairros da cidade.
De acordo com o coordenador do CCZ, Marconi S. Ruas, “a meta da campanha é imunizar 29 mil cães e 5 mil gatos”.  Ainda segundo ele, tanto na zona urbana quanto na rural, os postos de vacinação vão ficar abertos ao público das 8h da manhã às 17h da tarde.
O coordenador alerta a população de que todo animal a partir de um mês de idade deverá tomar a vacina, e que os animais sejam levados aos postos de vacinação por adultos, afim evitar transtornos, uma vez que o animal deverá ser contido pelo dono. 


Quem ama cuida. Leve seu bichinho de estimação para tomar a vacina.
Foto/Texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA

terça-feira, 13 de março de 2012

SESMA promove vasta programação em comemoração ao Dia Internacional


Ação no Lions, serviços de verificação de pressão.

Mulheres foram imunizadas.

Sessões de acupuntura foram ofertadas às mulheres.

Coordenadora Ana Paula com a psicóloga do CASM.

Doutora Erika palestrando para as funcionárias da CTC.

Serviços de teste de glicemia também foram ofertados.


Enfermeira Geany durante palestra.


Auditório fixcou lotado. Todas atentas as informação.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal – SESMA preparou uma vasta programação para marcar os festejos do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A programação começou na segunda-feira, dia 5, com um ciclo de capacitação para técnicos de segurança do trabalho de empresas da cidade modelo. O evento foi promovido no auditório da FUNASA.
Na sequência da programação, no dia 7, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, no Lions Clube Castanhal Centro, foram promovidas ações de saúde com a realização sessões de acupuntura, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de material educativo e preservativo, palestras, além de vacinas. Na mesma manhã, algumas empresas do setor da indústria, como a CTC, Dismelo e Mariza Alimentos, por exemplo, receberam a presença de profissionais de saúde que realizaram palestras alertando para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de material educativo, preservativos, além de exames de PCCU.  
 No dia 8, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher – CASM promoveu um Café da manhã para as funcionárias e as pacientes que buscam atendimento naquele centro. Já na Escola Pedro Coelho da Mota, no Bairro Heliolândia, cerca de 100 mulheres de várias faixas etárias participaram de palestras sobre DST e a importância do PCCUU. “É muito importante Informar a comunidade sobre a importância do exame PCCU, e que elas conheçam um pouco mais sobre doenças sexualmente transmissíveis”, ressaltou a enfermeira e palestrante Geany Brandão.
Todas as ações foram promovidas por meio de parceria envolvendo a coordenação de saúde da Mulher, Centro Especializado de Atendimento de Doenças Infectocontagiosas – CEADIC e Atenção Básica da SESMA. A meta foi atender cerca de 2 mil mulheres. De acordo com a enfermeira Ana Paula, coordenadora de saúde da Mulher, a meta foi atingida. “A programação continua durante os próximos meses, quando descentralizaremos as atividades para as unidades de saúde nos bairros”, ressaltou Ana Paula.
Fotos: Divulgação
Por Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA
Café da manhã no CASM para as mulheres.

Mulheres receberam mensagens alusiva à data.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Bairro São José recebe campanha contra a Dengue




Como o tema: “Comunidade Unida contra a Dengue”, a coordenação de Endemias da Secretara Municipal de Saúde de Castanhal (SESMA) em parceria com escolas, agentes de Endemias, ACS e Associação de Moradores promoveram uma passeata na manhã desta segunda-feira (5), com objetivo de combater os criadouros do mosquito que transmite a doença no Bairro São José.
A saída ocorreu às 8h da manhã do Posto de Saúde José Expedito Magalhães. Por volta do meio-dia a caminha chegou ao Posto Ziulália Luna Leal. Durante o percurso os moradores receberam material educativo alertando para o caráter da prevenção.
De acordo com a coordenação de Endemias, o último levantamento feito no início deste mês apontou o Bairro São José com alto índice de infestação, por isso a ação começou por lá. Só este ano já foram notificados 139 casos da doença, dos quais 52 apresentaram resultado positivo. Segundo Paulo Elias, coordenador de Endemias, “se compararmos esses números com o mesmo período do ano passado ele tá abaixo. Sabemos que este número deve ser bem maior. Há pessoas que se automedicam e não procuram o médico, além das pessoas que vão às clínicas e hospitais particulares, são as subnotificações, que em geral não entram em nossas estatísticas”.
O coordenador de Endemias elogiou a participação da comunidade na campanha. Ainda segundo ele, “isso é fruto do trabalho que é realizado permanentemente durante o ano inteiro, além da boa elaboração e execução do protocolo. Por isso não houve nenhum caso de dengue hemorrágica até agora em nosso município”.
Com cartazes e material educativo nas mãos a estudante Paula Regina Silva sabe da importância de se combater a dengue, tanto que ela fez questão de dá orientação aos vizinhos.  “São atitudes tão simples como não deixar a água parada acumular em latas e garrafas. Meus vizinhos não tiveram o mesmo cuidado, tano que no ano passado eu e minha família tivemos dengue. Se cada um fizer a sua parte a gente vence o mosquito”, conta.
P.S:. A coordenação de Endemias informa a população que nos próximos meses os outros bairros da cidade vão receber a campanha, independentemente de estar com risco de infestação ou não. Fique atento, para participar e ajudar a sua comunidade a combater o mosquito da dengue.
Fotos: Nazaré Souza
Texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA