sexta-feira, 9 de março de 2012

Bairro São José recebe campanha contra a Dengue




Como o tema: “Comunidade Unida contra a Dengue”, a coordenação de Endemias da Secretara Municipal de Saúde de Castanhal (SESMA) em parceria com escolas, agentes de Endemias, ACS e Associação de Moradores promoveram uma passeata na manhã desta segunda-feira (5), com objetivo de combater os criadouros do mosquito que transmite a doença no Bairro São José.
A saída ocorreu às 8h da manhã do Posto de Saúde José Expedito Magalhães. Por volta do meio-dia a caminha chegou ao Posto Ziulália Luna Leal. Durante o percurso os moradores receberam material educativo alertando para o caráter da prevenção.
De acordo com a coordenação de Endemias, o último levantamento feito no início deste mês apontou o Bairro São José com alto índice de infestação, por isso a ação começou por lá. Só este ano já foram notificados 139 casos da doença, dos quais 52 apresentaram resultado positivo. Segundo Paulo Elias, coordenador de Endemias, “se compararmos esses números com o mesmo período do ano passado ele tá abaixo. Sabemos que este número deve ser bem maior. Há pessoas que se automedicam e não procuram o médico, além das pessoas que vão às clínicas e hospitais particulares, são as subnotificações, que em geral não entram em nossas estatísticas”.
O coordenador de Endemias elogiou a participação da comunidade na campanha. Ainda segundo ele, “isso é fruto do trabalho que é realizado permanentemente durante o ano inteiro, além da boa elaboração e execução do protocolo. Por isso não houve nenhum caso de dengue hemorrágica até agora em nosso município”.
Com cartazes e material educativo nas mãos a estudante Paula Regina Silva sabe da importância de se combater a dengue, tanto que ela fez questão de dá orientação aos vizinhos.  “São atitudes tão simples como não deixar a água parada acumular em latas e garrafas. Meus vizinhos não tiveram o mesmo cuidado, tano que no ano passado eu e minha família tivemos dengue. Se cada um fizer a sua parte a gente vence o mosquito”, conta.
P.S:. A coordenação de Endemias informa a população que nos próximos meses os outros bairros da cidade vão receber a campanha, independentemente de estar com risco de infestação ou não. Fique atento, para participar e ajudar a sua comunidade a combater o mosquito da dengue.
Fotos: Nazaré Souza
Texto: Haroldo Gomes
ASCOM-SESMA




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário